DIVULGAÇÃO


Srs. Pais e/ou responsáveis: o COLÉGIO ESTADUAL MANOEL RIBAS tem a honra de convidá-los(as) para as comemorações dos 60 anos de aniversário.
· Dia 05/10 – jantar baile / Local: Salão Principal do Cerrito / Valor: R$ 35,00 / Ingressos à venda na Escola.
· Dia 10/10 - # Às 10h - Lançamento de um selo comemorativo aos 60 anos. Local: Colégio Estadual Manoel Ribas
                        # Às 15h – Sessão solene na Câmara de Vereadores de Santa Maria
VENHA FAZER PARTE DESSA HISTÓRIA! A SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!


Professores participam de Congresso sobre Educação Realizado pelo Mobrec.

Professores do Maneco participaram do  XII Congresso Internacional de Educação Popular e XXI Seminário Internacional de Educação Popular promovido  pelo Movimento de Educadores Cristãos - MOBREC de Santa Maria., Prefeitura Municipal de Santa Maria, através da SMED, Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Educação e CEPRS realizado no Clube Dores de 20 a 23 de junho de 2012.

Com o Tema: "Educação de Qualidade: desafios e implicações", o objetivo do evento propunha a refexão, o debate, e a socialização de saberes e experiências pedagógicas comprometidas com a educação de qualidade, a fim de propor uma prática humanizadora, inclusiva e transformadora das realidades, buscando a formação de Grupos de Reflexão nas Escolas.

Palestrantes do Seminário: Professor Dr.Valdo Barcelos - UFSM, Ms. Professor Júlio Alejandro Quezada Jelvez - Coordenador Estadul do Comitê Comunitário, Professora Dra. Esther Grossi GEEMPA - POA. E O Professor de Sociologia Gilmar Nunes Corrêa do Maneco debatendo com palestrantes.


Professora Tereza Moro, Professor Gilmar Nunes Corrêa e Professora Maria Helena Leal dos Santos.



Professora Ana Maria Trindade Rodrigues.



Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.




12 de Junho,
 Dia dos Namorados!
 O Dia dos Namorados foi festejado no Colégio com a campanha "Recados do Coração", um mural organizado para que os alunos deixassem seus recados apaixonados escritos em pequenos corações. No dia 11 de junho, professores do turno da noite sortearam quatro corações de enamorados que ganharam presentes da Cacau Show para daram a seus amores.

Professores realizando o sorteio.




Namorados Premiados: Estefañe - T: 82 e Gabriela - T: 90.




Namorados Premiados: Lucas - 1º T e  Mireli - T: 82.



Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.





Palestra Sobre a Implantação do Ensino Médio Politécnico.


No dia 15 de maio realizou-se no Salão Nobre do Colégio Estadual Manoel Ribas palestra sobre a implantação no Ensino Médio Politécnico nas escolas do Estado como parte integrante do curso de Formação Continuada  aos professores estaduais.

                                 Professor Eduardo Adolfo Terrazzan palestrando sobre a nova proposta.









  
Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.



Direção realiza reunião com pais de alunos das 2ª e 3ª Séries.

Na reunião que aconteceu no dia 09 de maio no Salão Principal do Colégio, o Diretor Tarcisio Ceolin agradeceu a participação dos pais que compareceram ao encontro e salientou a importância de suas presenças no evento para que, em conjunto, a Equipe Diretiva e os familiares dos alunos estabeleçam uma relação cordial e sincera em prol de uma educação e qualidade.Na ocasião, foi passado um vídeo em homenagem ao Dia das Mães.


O Diretor Tarcisio Ceolin apresentou aos pais, membros de sua Equipe Diretiva, o Vice-Diretor da Manhã Álvaro Barreto Lisbôa, a Supervisora Tereza Moro e a Supervisora Geane Mansur Machado.



Os parrticipantes estavam bem atentos às explicações da Equipe Diretiva.



 Professor Álvaro falando aos pais sobre a importância de terem o hábito de frequentar o Colégio para conhecer a realidade escolar e dialogar sobre o desempenho de seus filhos.



Supervisora Geane explicou aos pais as questões pedagógicas que norteiam o Plano Político Pedagógico do Colégio e a importância da frquência dos alunos, a qual é controlada através da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente - FICAI exigida pelo Ministério Público Estadual.

Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.




EJA do Maneco realiza Caminhada com Registro Fotográfico sobre Arquitetura Histórica de Santa Maria.


Professores e alunos do Ensino Médio da EJA realizaram no dia 15 de maio uma caminhada com registro fotográfico a fim de observarem e fotografarem elementos da Arquitetura Grega, Renascentista e Barroca presentes em alguns prédios históricos da cidade.

A caminhada é um programa da área de Códigos e Linguagens, idealizado pela Professora de Arte Maria Helena Buriol, o qual tem por objetivo ser um projeto interdisciplinar a ser compartilhado com os demais professores de áreas, com o objetivo de ser uma atividade pedagógica para a aprendizagem em todas as disciplinas.

                               
                               Professores organizando a caminhada.

                               

                   Professores e alunos dirigindo-se aos Prédios Históricos de Santa Maria.


Museu Gama D'Eça - O prédio foi construído em 1913 como residência do DR. Astrogildo de Azevedo, possui traços de arquitetura clássica e desde 1968 abriga o Museu Gama D'Eça que possui em seu acervo materiais paleontológicos, arqueológicos e históricos de Santa Maria.




Clube Caixeiral Santamariense - Fundado em 1886 utilizando elementos da arquitetura clássica renascentista marcada por forte simetria com colunas e frontão. Na decoração, além das ordens jônica e coríntia das colunas encontram-se detalhes de Art Nouveau.




Caixa Econômica Federal - Construída em 1918 e tombada como Patrimônio Histórico em 1977, 1982 passou por uma grande reforma que durou quatro anos mantendo a fachada externa do prédio com sua arquitetura original. A imponência do estilo Neoclássico nas colunas gregas estilo jônico e dos estilos Renascentista e Barroco presente nas portas, janelas e balcões permaneceu após o restauro.




Palácio da Justiça - O antigo Fórum de Santa Maria começou a ser construído em 1942 e sua inauguração ocorreu em 1944. A fachada conserva a mesma configuração, linhas retas, janelas de madeira, uma pequena sacada sobre a entrada e pode ser caracterizados como Art Déco. Por mais de quinze anos serviu para atividades da Justiça. Na década de 90 o prédio antigo foi desocupado por meio de uma mobilização pública e a Prefeitura transformou-o em Casa de Cultura. Atualmente o prédio abriga inúmeras entidades ligadas às artes, cultura e projetos sociais. Exposições com os mais variados temas são oferecidas ao público.



Theatro Treze de Maio - Foi construído em 1890, já foi sede de um jornal, Fórum e biblioteca. Em 1992 foi realizada uma campanha de restauração e o prédio foi recuperado. Situado na Praça Saldanha Marinho com 2,1 mil metros quadrados e 340 poltronas foi reinaugurado em 26 de Maio de 1997. Embora passando por reformas, manteve as paredes externas e as janelas originais. O estilo Neoclássico está presente na base arquitetônica que tem frontão e janelas da linha Renascentista, ainda que, a parte superior tenha sido descaracterizada em relação à arquitetura original. Atualmente sua diretora é Ruth Sopher Péreyron.



Sociedade União dos Caixeiros Viajantes - SUCV - Fundado em 20 de setembro de 1926, o edifício tem o nome de João Fontoura Borges e foi erguido com nobres materiais, muitos dos quais importados. Em 1930, o Presidente Getúlio Vargas proferiu um discurso de campanha em uma das sacadas do prédio que possui quatro andares com detalhes decorativos nos etilos Barroco, Rococó e Art Nouveau dando um cunho eclético a sua arquitetura. No dia 14 de Dezembro de 1993, a fachada do prédio da ex-SUCV torna-se Patrimônio Histórico do Município através da Lei Municipal 3724. No térreo encontra-se o elevador, um dos primeiros exemplares na cidade, adquirido na Alemanha, mantendo-se ainda original. Atualmente, funciona no local o Gabinete do Prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer.



Correios e Telégrafos - Construído segundo a concepção da Escola Bauhaus, criada na Alemanha e depois ida para os Estados Unidos, o prédio caracteriza-se por representar a Arte Funcional, com forte influência dos movimentos Cubista e Abstrato por meio de linhas retas, dando ar de simplicidade e sem preocupação com o decorativo.




Casa dos Mariano da Rocha - É uma das casas mais antigas de Santa Maria.Em 1893 passou por uma reforma que manteve nos elementos Neoclássicos como as colunas jônicas das paredes, as linhas retas da arte Renascentista e as linhas curvas do Barroco presente nas janelas ornamentadas com motivos florais. Nela habitou o médico cirurgião José Mariano da Rocha Filho, fundador e primeiro Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, considerado o Santamariense do Século XX, pois em 1999 foi eleito um dos 20 Gaúchos que Marcaram o Século XX devido a sua importante obra para a educação. "A educação é o único caminho para o desenvolvimento". José Mariano da Rocha Filho.



Catedral Diocesana de Santa Maria - Inaugurada como matriz em 05 de dezembro de 1909 o estilo Barroco está presente nas linhas verticais, embora as colunas lembrem o estilo Grego - romano nas ordens jônica e coríntia com o frontão na forma de uma concha. Apresenta uma arquitetura eclética, com elementos de vários momentos da história da arte como o Barroco e o Neoclássico. Os vitrais também mostram fortes contrastes de luz e sombra o que é outra característica do Barroco. A cúpula escalada tem sua origem na Arte Românica. Seu interior abriga afrescos do reconhecido pintor italiano Aldo Locatelli tendo como temática Nossa Senhora Imaculada da Conceição.



Colégio Hugo Taylor - Construído no ano de 1922 mesclando vários estilos como o Neoclássico, Art Nouveau e alguns traços do Barroco, o prédio tem colunas lisas com capitéis ornamentados lembrando o estilo grego clássico, porões habitáveis, traços e detalhes rebuscados nas janelas e portas. No local onde funcionava a antiga Capela do Colégio há pinturas de beleza ímpar e a assinatura de um dos artistas plásticos mais importantes do país, Iberê Camargo. Atualmente no local funciona o hipermercado Carrefour que manteve a fachada histórica do prédio.




Edifício Mauá - Com uma arquitetura eclética possui oito andares e vinte e sete apartamentos, o prédio foi considerado uma novidade em Santa Maria nos anos quarenta e mantém suas características originais como o pergolado que ornamenta o terraço. As sacadas têm detalhes geométricos que dão aspecto charmoso à arquitetura.



Vila Belga - Construída pelo engenheiro belga Gustave Vouthier no período de 1901 a 1903 para servir de moradia aos funcionários da empresa belga que explorava a estrada de ferro é considerada um dos primeiros conjuntos habitacionais do Estado. A arquitetura eclética das oitenta e quatro casas, com presença de elementos de Art Nouveau decorando as fachadas, trouxe para Santa Maria reflexos da "Belle Époque" francesa. Faz parte do conjunto denominado Mancha Ferroviária, juntamente com o Colégio Manoel Ribas e a Estação Ferroviária, tombada pelo IPHAE como Patrimônio Histórico Artístico do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por ser formada por casas térreas, geminadas, no total de quarenta habitações distribuídas em quatro ruas principais e cinco quadras. Inclui-se também, o prédio da Cooperativa da Viação Férrea e da padaria, bem como o do clube da Associação de Empregados da Viação Férrea.




Colégio Estadual Manoel Ribas - Fundado em 1953 e carinhosamente chamado de Maneco tem o estilo fortemente marcado pela influência renascentista europeia. Elementos Neoclássicos estão presentes nas colunas do portal de entrada, portas e janelas com arcos, linhas retas e frontões. Com planta arquitetônica na forma de bumerangue, é uma das principais obras do patrimônio histórico de Santa Maria. Em 19 de dezembro de 1995 foi tombado como Patrimônio Histórico Público do Município e em 2000 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IPHAE.


Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.



Dia  das  Mães  é
 Comemorado com  Alegria!

A comemoração do Dia das Mães no Colégio foi marcada por muita alegria e descontração. Para homenagear as mães alunos da EJA das turmas 73, 81 e 94 confeccionaram flores para decorar os murais organizados pelo setor de divulgação que tinham como tema: "Mãe, Retrato de uma Flor" com fotos das mães e seus filhos (a). A Coordenação Pedagógica da escola passou uma linda mensagem para as mães.


                               A Direção do Colégio organizou um delicioso chá para as mães.


     Funcionárias também realizaram um chá festivo com sorteio de presentes e muita alegria.



Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.




Colégio Manoel Ribas Participa da Feira do Livro.


No sábado dia 05 de maio, professores, alunos e funcionários do Colégio participaram de atividades educativas na Feira do Livro de Santa Maria 2012.

















































Jacqueline Fabbrin
Divulgação e Fotos.